Biografia

Carlos Melo Brito é Pró-Reitor da Universidade do Porto e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia do Porto e da EGP-UPBS onde ensina Marketing e Estratégia Empresarial a par do trabalho de investigação e da gestão de programas que dirige e coordena.

Galardoado pela Fundação Eng.º António de Almeida por ter sido o melhor aluno a concluir o curso no seu ano, Carlos Melo Brito é licenciado em Economia pela Universidade do Porto e MBA pela Universidade Nova de Lisboa.

Em 1996, doutorou-se em Marketing pela Universidade de Lancaster (Reino Unido), tornando-se nessa altura um dos pioneiros do marketing no nosso País e, desde então, um reconhecido especialista nessa área. Os interesses de investigação centram-se nos domínios do Marketing Relacional e do Marketing das Cidades e Regiões, área onde é um dos poucos especialistas no nosso País.

Acumulando com as suas funções de professor da FEP e da Porto Business School, tem sido docente visitante de universidades e outras instituições de ensino superior, nomeadamente, a Universidade do Minho, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Faculdade de Engenharia do Porto, o ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa / Indeg, o IESF – Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, o IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing, o Instituto Empresarial Portuense, o CEDEPE (Brasil) e o ISCEE (Cabo Verde).

Carlos Melo Brito é Pró-Reitor da Universidade do Porto para a área do Empreendedorismo e Inovação e Diretor da UPTEC, o parque de ciência e tecnologia da Universidade do Porto dedicado à incubação de startups e ao acolhimento de centros de inovação empresarial. Ao longo da sua carreira tem colaborado com diversas entidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente o Ministério da Economia, a Iniciativa Comunitária PME, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o Consórcio da Zona Franca de Vigo, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, o Grupo Sonae, o INESC, a Agência de Inovação, a Fundação de Serralves e a Casa da Música.

Pelo seu percurso académico e profissional, é regularmente convidado para ser orador em muitas conferências de âmbito nacional e internacional, para dar formação a executivos e solicitado, como conselheiro, a intervir em momentos de viragem estratégica de grandes empresas.

É autor do livro “Estrutura e Dinâmica do Sector do Vinho do Porto” (1997) e co-autor de “Marketing Internacional” (1999), “Os Horizontes do Marketing” (2000), “Comércio Electrónico – Relação com Parceiros de Negócio” (2000), “Resultados e Perspectivas das Empresas da Galiza e Norte de Portugal” (2000) e “Parcerias no Negócio Electrónico” (2006).